Le Entrevista a Inês Mendes por Fernando Mondego

Auto-retrato, 2009

Chamo-me Inês Mendes e sou mais do que uma coisa. Sou mais coisas do que normalmente se é...

De mim para mim, sou e sempre serei em primeiro lugar artista plástica. Estudei pintura no Porto, cá em Lisboa e na Alemanha e o meu meio é o desenho, feito em todas as superfícies possíveis, das mais concretas às digitais. Este ano decidi conciliar um projecto antigo, o de aliar os dois lados da minha família, (o da biologia e o da representação científica), e comecei um projecto no Centro de Zoologia do Instituto de Investigação Científica Tropical onde desenho as colecções, de caixas de insectos ao crânio do Benjamim, um dos primeiros elefantes do Jardim Zoológico. Estou também a fotografar borboletas para arquivo digital. E são lindas.


Sou leitora, adoro ler, é um prazer como poucos mais. Comecei na D. Quixote e agora leio para a Editora Objectiva. Sei que é um trabalho que pouca gente conhece, por isso explico: leio, resumo em cerca de duas páginas e faço uma análise literária/opino sobre a qualidade, teor, beleza, calibre daquilo que li, e a partir daí se decide - decidem os editores - se o livro se publica ou não. Leio em várias línguas, seis para ser mais concreta, e isso para mim, a constante manutenção ou melhoramento das línguas que conheço, também me agrada. Muito.

Adoro tudo o que faço; adoro fazer tudo. É uma sorte tremenda, e tenciono continuar a fazê-lo, e a aprender ao fazê-lo. Adoro a cidade onde vivo, é a mais bonita que vi até hoje, embora por vezes seja também muito feia (mas tenho dificuldade em separar o belo do feio), a luz, a cor, o ser do sul, o ser, comer, beber e cheirar mediterrânico, a língua e os escritores que já a escreveram, o Tejo, tão grande. Passear com as minhas filhas por Lisboa.

O futuro? Qui sera, sera. Não gosto de exercícios de adivinhação, faço o que gosto, o tempo nunca me chega, a(s) minha(s) profissões, vivo-as. Mas gostava de escrever um livro, um dia, ao invés de sobre livros.

Sim, isso falta-me fazer.

////

Enlaces :

Sem comentários:

Enviar um comentário