Le Entrevista a Tamara Alves por Le Rafa


Fotografia por Leandro Gonçalves Pinto http://cargocollective.com/leandropinto Intervenção por Tamara Alves

Sou uma menina que cresceu na praia, numa pequena vila que se chama Praia do Carvoeiro para ser mais específica; comecei a desenhar galinhas antes sequer de saber andar  - segundo a minha mãe - e desde que me lembro que desenhar e pintar é a minha paixão.

Sempre fugi de Lisboa por me parecer assustadoramente grande para uma menina pequenina como eu. Fui para as Caldas da Rainha onde tirei Artes Plásticas na Esad e em seguida fui para o Porto onde tirei o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na FBAUP e onde residi durante 4 anos. Estou de momento em Lisboa há um ano depois de me desafiar a perder o medo e todos os dias me apaixono pela cidade... a sua luz e dinâmica fazem com que me queira perder pelas ruas a toda a hora. O meu trabalho como artista sempre foi influenciado pela cidade e pela sua vivência, o meio urbano e pelo seu contexto.


Sou uma artista plástica que utiliza suportes com características multifacetadas – da pintura, à ilustração, da instalação à performance e com notórias alusões à arte do graffiti. Desde 2000 que participo em vários projectos e exposições individuais e colectivas, tais como o evento showcase Swatch MTV Playground 2009 e Pampero Public Art 2010.

Além de ter participado recentemente numa exposição colectiva na galeria Show Me Arte & Design (showme.com.pt/web) em Braga, tenho uma exposição de pintura, no espaço de promoção artística da Upgrade Productions, (www.upgradeproductions.com) e trabalhos em exposição permanente na Ó! Galeria (www.galeriao.blogspot.com), ambos no Porto. Dia 19 de Março inaugura uma exposição colectiva nas Caldas da Rainha, na Rua d'Amargura no Bixo Mau, juntamente com Benedita Feijó, Leonor Morais, Maria Imaginário, Sónia Carvalho e Vanessa Teodoro (bixomau.com/2668/coletiva-benedita-leonor-maria-sonia-tamara-e-vanessa).

Lisboa pode contar com uma surpresa para meados do mês de Abril com instalação, intervenção, ilustração e pintura!

Acho que uma cidade como Lisboa ficava ainda mais bonita se se deixasse colorir pelos “beautiful losers” (referente ao documentário - www.youtube.com/watch?v=JyRAHKTy6hI) que andam por onde menos esperamos. Expresso aqui um desejo de mais surpresas pela cidade para nos fazer sorrir e um apelo aos que tem vontade de as fazer.

Adorava que a Swoon (www.deitch.com/artists/sub.php?artistId=31) nos fizesse uma visita, Lisboa perde por não ter uma das suas intervenções pelas ruas... acho lindo o seu trabalho!

Gostava de convidar a M.I.A. para dançar comigo, um aquecimento no Jardim Zoológico, seguido das ruas do Bairro Alto e depois rebentar com a pista do Incógnito ao som do DJ Monster Pete.

Links :

http://www.tamaraalves.com
http://behance.net/tamara


Sem comentários:

Enviar um comentário