Le Crónica ao OUT.FEST 2011 por Hugo Strawn | Fotografia por Rula Domínguez

O fim da música

O Out.Fest não é um megafestival nem coisa parecida e ainda bem. Não há confirmações conformadas, nem seguidores incondicionais: há a tentativa de criar espaço, olhar em frente e atrair um público que seja criativo e interessante. Pela música, para descobrir. O Barreiro não quer as massas, pois disso tem outro conceito. Se já noite longa alguém tripa de forma estranha, a ameaçar cenas menos dignas, leva um toque e um «olha pró palco chavalo!». É uma forma do velho orgulho operário que caracteriza a cidade, que tenta redesenhar-se no meio da tormenta.

Sons do Arco Ribeirinho Sul, um nome burocrático para um projecto louvável. Possivelmente e desejavelmente o que mais perdurará deste festival. O que não é pouco. Um projecto de longa duração, apresentado nesta edição e que se alongará por quatro. Luís Antero, fonografista, músico e radialista, a recolher sons do Sapal de Coina, da Mata da Machada e da frente industrial ribeirinha. Do Barreiro portanto. Da foz do Coina aos silvos das fábricas. Não é para pusilânimes.

E então os três últimos, digamos, artistas do festival: Stephen O'Malley, Damo Suzuki & Sunflare, Oneida. O fim da noite de sábado...

Stephen O'Malley resumiu: um ensaio sobre o metal. Apostando bastante no impacto físico do som, não para abanar o capacete (como se costumava dizer nos tempos em que o metal era popular...), mas para causar uma impressão de explosão atómica, um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande libertação de energia. Deflagração. Prelúdio afinal.

Damo Suzuki começou a noite no bar dos Ferroviários, calmo, ao lado das taças e por detrás da banca de souvenirs. Chapéu de coco, sorriso tranquilo, um buda da combustão. Subiu ao palco com três rapazes com ar rockeiro familiar e parece que ninguém se lembrava que estava diante do vocalista dos Can. Já não é, mas foi dos Can. E para quem esperasse piscadelas de olho, Damo, com ajuda é certo, mas sobretudo ele, largou uma descarga de voz-ruído, pseudo-metal, pseudo-nada, insuportável: Insuportável?! Quando Demo acabou já o público estava embriagado, as suas palavras gritadas (japonês?! inglês?! português?!) e aquele ruído todo soavam a melodia, canção que fica no ouvido. Mais e mais e quando acabou a performance barreirense da sua never ending tour, os humanos ali presentes deram conta dos estado dos seus aparelhos auditivos e ficaram perturbados e contentes. Uma experiência estética. Concerto do ano? O que é que isso intereressa? Quantos tatamis terá o laboratório de Damo?

Para acabar, os Oneida. Não houve canções. Houve ruído, descargas de guitarra e o funeral do rock. Música?! Isso perguntam os Oneida. Banda sonora de bombardeamentos em directo, melódicas, do momento da vingança, do descolar dos caças. Com os Oneida a coisa acabou. Só ficam uns rapazes ainda a tocar. Uma reflexão sobre o silêncio feita de granulação. Quando vivemos?


__ __

* Originalmente publicado a 10 de Novembro de 2011, na Le Cool Lisboa * 313

Sem comentários:

Enviar um comentário