Le Entrevista a Miguel Sá e Fernando Fadigas por Rafa


Gostaria de começar com um enquadramento pessoal, com uma pequena  apresentação individual do Miguel e do Fernando - organizadores do SuperStereoDEMOnstration. E, uma curiosidade sem ser abusivo, dir-se-iam  alfacinhas?

O Miguel Sá é artista multidisciplinar e ultimamente tem trabalhado sobretudo como Dj em diversos clubes de música alternativa. O Fernando Fadigas tem assinado alguns trabalhos sonoros para performance, vídeo e instalação.


Alfacinhas não! O Miguel é do Porto e com isso não se brinca! O Fernando nasceu em Oeiras, ali na linha com esgotos a céu aberto... Quem não conhece a praia de Caxias e Oeiras dos anos 80 não sabe a verdade deste país.

E uma introdução quanto à Pogo e à variz.org - associação  cultural, editora, promotoras. Partilhem quanto à inquietude - ou seja, necessidade criativa - de criar o SuperStereDEMOnstration e realizem um pequeno manifesto - apresentação - quanto ao evento.

O Pogo e variz colaboram há alguns anos. O Fernando também pertence a este colectivo artístico e daí esta ligação. O Pogo trabalha desde 1995 rompendo alguns cânones no teatro utilizando a multimédia nas suas performances, introduzindo disciplinas como a arquitetura, o design e as artes plásticas. A variz promove a música eletrónica de cariz mais experimental mesmo que se trate de música de dança mais exigente. têm realizado diversos eventos e programações, destacando a do festival Número com os Cluster e agora Chris & Cosey; mais um pouco de história da música contemporânea presente em Lisboa.


Que destacariam na programação - sabendo eu que é sempre difícil  fazer tal exercício - o clubbing no Lux, algum dos concertos, outros  pontos altos, o dia de performance/artes de palco, a exposição/participação dos alunos da FBAUL?

Todos os momentos terão a sua poética, no entanto destacamos o concerto de Chris & Cosey pelo facto de ser a primeira vez que atuam em Portugal, uma vez que são dois artistas que fazem parte da história da música eletrónica e da música experimental em particular. Estiveram na origem dos seminais Throbbing Gristle, banda impulsionadora da estética industrial, altamente influenciadora das novas tendências da música de eletrónica e mesmo de algumas pistas de dança mais singulares.

O que é afinal arte multimédia? E em que componente(s) se pode exercitar a sua transversalidade/ multidisciplinaridade?

A arte multimédia apresenta-se neste contexto como forma experimental no uso de diferentes meios, tendo em conta a história da arte e uma continuidade nesta exploração. Achamos também que é na terra de ninguém, onde as fronteiras se cruzam dificilmente descodificaveis, que reside uma imensa possibilidade poética.

Será verdade que "não existe nada de novo debaixo do Sol", ou  podemos esperar do evento que organizaram um grande veículo para a  experimentação e para o contacto com momentos inovadores? Achei curiosa a referência ao Protótipo, construído a partir duma partitura de Schoenberg.

Sim, o Protótipo 432 é o objeto unificador do evento. Trata-se duma instalação e ao mesmo tempo um instrumento que irá servir diversas explorações. O próprio Fennesz irá utilizar este objecto no início do concerto e no dia 9, o Manuel Mota, o Marco Franco e os producers irão fazer um concerto totalmente improvisado e é sobre esta atitude laboratorial que nos interessa demonstrar. Tal como o disco de vinil que deu o ponto de partida para esta aventura multidisciplinar.

Quando comentam a periodicidade irregular do festival - chamemos-lhe  assim ou preferem evento - pretendem espaçá-lo de quanto em quanto tempo. E esta intermitência irá ocupar os mesmos locais desta edição - FBAUL, Teatro Maria Matos e o Lux Frágil?

Esta irregularidade faz parte do nosso modo de vida. Não temos tempo para coisas muito certinhas, embora achemos que os festivais com regularidade já lá vão à frente cheios de telemóveis… coisa que não estamos interessados. 1 dá para 3. Esta é a terceira edição, mas na verdade este evento artístico irregular (e de facto não gostamos muito do termo festival e devem perceber porquê), acontece quando é possível, quando há apoios financeiros e sobretudo quando existe uma vontade conjunta de o fazer e de reinterpretar a atualidade, isto do ponto de vista e do olhar do Pogo e da variz.

Apesar da crise temos sorte porque fomos financiados com o apoio bianual da Dgartes antes dos grandes cortes, mas isto não quer dizer que achemos que a crise é uma bela janela de oportunidades… pode ser para alguns mas para nós não. Mas uma coisa é certa, este apoio juntamente com o apoio dado pelo Teatro Maria Matos e pelo Luxfrágil, foi proponderante e de extrema importância, gostaram do evento, da programação e muito simplesmente apoiaram com o que precisávamos.

Este é de facto um evento multidisciplinar no meio de 2 anos de atividade artística do Pogo, entretanto já fizemos o VHS (video home system) no Cinema Nimas e neste momento está ainda a decorrer uma exposição também multidisciplinar, na antiga rodoviária de Abrantes. Tudo irá culminar na publicação de um livro - catálogo, um DVD e um disco vinil.

Aproveito agora para que me falem de Lisboa, o que é que esta  cidade precisa mesmo mesmo? Como se sentem a ocupar a cidade desta forma - com o SSDEMO. é uma contribuição necessária?

Com o sentido de humor caraterístico do Pogo apetece dizer… outro terramoto como o de 1755 mas sem tsunami…

Achamos sempre que é necessário em Lisboa este tipo de eventos e nesta cidade temos feito alguns. Mas também achamos que até é uma capital cheia de dinâmicas artísticas. Há sempre algo a acontecer e nesta área também. Se pensarmos em arte e música experimental na cidade, é verdade que tem havido uma óptima programação no Maria Matos e este teatro tem acolhido vários eventos e festivais desta ordem, um dele o Sonicscope, por exemplo. A promotora Filho Único tem dado outro excelente contributo e outro exemplo é a ZdB que por vezes pode abrandar, mas nunca para.

Lancem um convite / teaser para que o pessoal corra para o festival sem questionar.

Tal como o disco da Philips Super Stereo Demonstration, pode ser um convite vintage?

SuperStereoDEMOstration é aconselhado por 80 das 120 melhores marcas de máquinas!

Links:
------
[1] http://variz.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário