Le Entrevista a Cansu Ergin por Rafa


Que fazias antes e o que fazes agora - onde e o que estudaste?

Estudei Biologia e Microbiologia na universidade da minha cidade na Turquia. Depois disso, comecei a estudar dança fora. Primeiro em Berlim durante quase um ano, na Danceworks Berlin, uma escola de dança moderna com muitas técnicas, onde apresentei algumas peças. Continuei os meus estudos em Praga no Duncan Centre Konzervator (o conservatório do estado para a dança contemporânea) durante dois anos e foquei-me também em criações.

Durante esse tempo, atuei em festivais na República Checa e na Turquia. Então para me concentrar mais na criação, vim para Lisboa para um curso específico do Fórum Dança, que frequento desde o ano passado. Durante este tempo estive a fazer as minhas próprias peças com colaborações e a apresentá-las em festivais na Hungria, Países Baixos e aqui, em Portugal. Ensinei também crianças durante anos.


Antes deste percurso de estudos, tomei parte em oficinas de dança contemporânea na Turquia e no estrangeiro. Agora tento melhorar a criação e aperfeiçoar técnicas.

Porquê Lisboa?

É uma coincidência. Eu vi este curso que me pareceu excitante e bom e todas as pessoas à minha volta me auxiliaram a vir, de alguma forma. Portanto eu queria aproveitar a oportunidade e a sorte e vim.

Qual é a tua maior paixão?

É dançar. Dançar é a forma de me expressar, o lugar ou a plataforma. Incríveis sentimentos e estados correm por ti enquanto danças. Algumas vezes dançando sozinha e outras acompanhada, também é parte disso mesmo. E adoro criar, o fazer coreografias. 

O que sentes e pensas quando danças, o que te vai pela mente?

Enquanto danço, há imensas coisas a percorrer-me a mente e o corpo. Toda a eletricidade e vibrações...

Sinto uma enorme liberdade, amor, desejo, perco-me no tempo. Sinto como se fosse outra pessoa, talvez até o tempo pare. A imaginação vem e parece que o espaço é outro. E, claro, o fluxo de energia é sempre diferente. As influências e as ligações entre mim e o envolvente. É uma interpretação e uma transformação sobre muitas coisas na mente e no corpo.

Fala-me de novos projetos.

Tenho um novo projeto a terminar até julho de 2012. Estou a trabalhar com outro colegas performers. Estou a fazer uma investigação física com base em imagens, música, texto e personalidades que me interessam. Outro projeto que tenho é um trabalho a solo, que apresentarei com nova versão em Utrecht, Países Baixos. 

E de Lisboa, de que gostas nela?

Adoro Lisboa! Sinto-a muito poética, ingénua de alguma forma, descontraída, amiga, amante. Dá imensas inspirações.  

É uma cidade para a arte e gosto de fazer aqui imensas coisas. Até mesmo apenas caminhar nas suas lindas ruas, tomar café e sentir a energia das pessoas e do Sol! Apreciar as noites de Lisboa com um óptimo vinho... basicamente tomar bebidas e conversar com bons amigos. Assim, a cidade, é para nos encontrarmos e partilhar as belezas da vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário