FILMES COM LISBOA DENTRO (1990/1994)

[1] A Casa da Rússia ( The Russia House) de Fred Schepisi, 1990, do livro homónimo de John le Carré, de 1989. Foram filmadas cenas em Lisboa, segundo David Williams [http://bit.ly/1au19aG], no Palácio dos Condes de Vimioso, no Largo das Portas do Sol, na Rua das Escolas Gerais, 88 (apartamento da personagem de Sean Connery), nas docas e na Baixa-Chiado. Na foto, um bar que já não existe, na Rua do Jardim do Tabaco.

OLHA outro still d'A Casa da Rússia, com o Sean Connery e um «wisqui» a todo o gás. E foi apenas o primeiro. 

E ainda outro. Olha lá Alfama desde a janela do apartamento de Barley; São Miguel, o Tejo, o reflexo de Santa Luzia e o omnipresente wiskas.

[2] Até ao Fim do Mundo (Bis ans Ende der Welt) de Wim Wenders, 1991. Epopeia global de Wenders que foi editado inicialmente com 8 horas, passa também por Lisboa, ocasião a ser revisitada pelo realizador alemão. Na foto, Amália Rodrigues, em trechos do percurso do E25 e do E12. Filme em português / inglês e vários outros idiomas.

[2] A Janela (Maryalva Mix) de Edgar Pêra, 1991. Filme absolutamente lisboeta que nos é ofertado na habitual catarse misto de videoart e videoclip - é contido cinema bem linear, se bem que curvilíneo. Aqui, Lúcia Sigalho multiplica-se como actriz e a personagem Antónyo é desmultiplicada por diversos actores. Na foto, Lúcia Sigalho e Manuel João Vieira.

[3] Lisbon Story de Wim Wenders, 1994. Um sonoplasta vai descobrindo Lisboa ao correr dos seus estalidos e silêncios, por becos, pela sombra e com sol e na companhia dos Madredeus. Na foto, Manoel de Oliveira, que tem um cameo no filme. Filme em alemão / inglês / português. 

Sem comentários:

Enviar um comentário