Le Entrevista a Sérgio Augusto por Rafa.El

O que te inspira a fotografar lisboa?

Aqui já pouco me inspira. Enquanto rebolo pelas mesmas voltas, o fascínio surge já tépido e os lugares amorfos misturam-se comigo. É algo mais denso que me faz querer fotografar Lisboa. Há pequenas fixações que usurpam monumentos entre outras subtilezas que devem ser regadas. É bom destapar a cidade das muitas camadas.


O que te puxa mais pelo dedo e pelo olho na lente, pessoas, bairros, detalhes, perspectivas, horizontes?


Gosto de combinações bastardas, do desfocado expressivo e do pouco que enche.
Se pudesses resumir lisboa numa frase, qual é que seria?

Lisboa é feita de pedaços.


Conta-me um pouco sobre ti e como começaste a fotografar.

Os contos sobre mim estão sempre trocados. Deambulei muito até ficar suspenso na fotografia. Numa viagem espreitei inadvertidamente por uns óculos sem contexto. Acabei por largar todas as ideias e deixar o autodidacta perder-se nos erros e na novidade. É um método que vicia porque a frustração tem um ritmo diferente das outras formas de arte. Depois apareceu o hábito.
Releva-me um percurso, um bairro ou uma história engraçada sobre a cidade.

Recomendo nascer no disperso da Apolónia e acabar nos vértices da Estrela. No meio há inúmeras pérolas que não quero enumerar.
__ __

* Originalmente publicado a 8 de Outubro de 2013, na Le Cool Lisboa * 410

Sem comentários:

Enviar um comentário