OUTRAS LISBOAS

[1] «Lisbon Maru», lançado como navio de passageiros em 1920 e adaptado para transporte de tropas japonesas durante a II Guerra Mundial. Esta outra Lisboa foi torpedeada por um submarino americano em Outubro de 1942 : http://bit.ly/11pRsqf Ainda me falta perceber se os Fuck Buttons lhe dedicaram a «The Lisbon Maru» e de onde lhe vem o Lisbon. Ilustração por Ueda Kihachiro.

[2] «The Lisbon Maru», faixa dos Fuck Buttons do álbum «Tarot Sport».


[3] As insinuantes (e novinhas) Lisbon girls do «The Virgin Suicides» de Jeffrey Eugenides e do fidelíssimo filme de Sofia Coppola, claro. Therese, Bonnie, Lux e Mary. Falta ali Cecilia. Gostava de saber onde foi Eugenides buscar o apelido e é curioso que os Lisbon sejam católicos. Mas olha, lê lá o livro - e o 2º dele também - que é óptimo.

[4] Ted Danson e Lisboa na minissérie «Gulliver's Travels» de 1996. Lisboa fez de Mildendo, o Palácio Nacional de Queluz de Brobdingnag e o Palácio Nacional da Ajuda de Palácio de Liliput. O Palácio Nacional de Mafra, Portugal, Sesimbra e Sintra entram de raspão. Que belo cenário, heim? Como curiosidade, no livro de Swift há um capitão português, Pedro de Mendez, que salva Gulliver e o leva até a nossa Lisboa. Esta versão deste grande livro, é para nós um jogo do encontra.


[5] Em Angola, houve em tempos uma Nova Lisboa. Primeiro chamou-se-lhe Huambo, depois Nova Lisboa, novamente o Huambo, aos sabores da História. Aqui, eram os anos 60 e um certo angolan way of life. (Lino Palmeiro)

[6] O Hotel e Casino Grand Lisboa em Macau. O mais alto edifício do território, com 258 metros e 48 pisos (a Torre Vasco da Gama até lhe sorri envergonhada) Foto por Dennis Lau.

[7] Uma das esquinas mais conhecidas da cidade do Mindelo, em Cabo Verde, é a do Café Lisboa. É propriedade do Alberto, que foi uma glória do Benfica nos seus tempos. Tem Delta e Super Bock para matarmos saudades de casa e sumo de tamarindo e grogue, para nos iniciarmos nos sabores locais. Foto do Caboverdecontacta. (Lino Palmeiro)

[8] Em Suba, Bogotá, Colombia, temos os bairros de Berlín, Atenas e Bilbao, num cosmopolitismo colombiano. E ainda o Barrio Lisboa, o tal da imagem. Há em Bogotá outra Lisboa, mas não a consigo apontar. Ajudas? Crédito: Claudia J 



[9] «Little Lisbon» está aninhada entre Vauxhall, Kennington and Stockwell, no caroço da metrópole londrina. Há por ali dezenas de bares, cafés e restaurantes que, o nome dá a pista, têm tudo aquilo necessário para um português sobreviver fora do Fish&Chips : http://bit.ly/1aa4hFm 

Sem comentários:

Enviar um comentário