Babete Gastrobar


Na sequência de um evento publicado na Le Cool - semana da arte no Babete Gastrobar- surgiu um convite à degustação de que nos oferece este recente espaço na nossa cidade do sol.

Situado no início das Escadinhas do Duque (para quem as desce), lugar este cada vez mais multicultural, o Babete Gastrobar emerge como um espaço de inspiração brasileira que alia os ambientes de bar, boteco e restaurante, dito por Adriana, a chefe de cozinha e co-proprietária. A apresentação do espaço e projeto pessoal Babete Gastrobar foi-nos imediatamente feita pela própria, que conhecemos na entrada enquanto acompanhávamos a pintura ao vivo de um mural que desenhava o encontro entre o senhor Oswald de Andrade e um Índio, evento no âmbito da semana da arte.



Adriana fala-nos de como este projeto pretende desmistificar conceitos que cercam a cultura brasileira, como o boteco, o samba ou a picanha, almejando assumi-los, integrá-los, mas ampliá-los deveras num espaço refrescado pela alquimia entre a tradição e o menos óbvio, "levando-nos numa agradável descoberta pelo desconhecido, do que está para além do óbvio".

Todo o detalhe que compõe este espaço conta histórias, a pintura das paredes, o mobiliário, a ementa, a música, a cachaçaria. Basta perguntar a alguém da equipa do Babete e será certamente com prazer que se prestarão a levar-vos em viagem. Perseguindo as linhas que definem este novo espaço descobrimos uma ementa fiel e versátil e que nos parece fazer muita justeza ao conceito gastrobar, com sugestões para todos os dias de desfrute à la carte mas também inesperadas propostas da chefe que podem sempre ser adaptadas aos gostos ou opções alimentares da clientela e ainda um leque de cachaças artesanais servidas em formatos de drink, caipi de vários frutos e shot.

Num giro denunciado pelo espaço, as pinturas nas paredes são sem dúvida a primeira paragem, plenas de revivalismos, cores e texturas que inspiram cada casa, cada pessoa a descobrir a seguinte. Perguntem pelo gato de Adriana! As mesas juntas, formato corrido, servem-nos encontros fortuitos e favorecem partilhas inesperadas, já aquelas separadas propiciam encontros confidentes, mas para garantir a escolha é preferível ligar e fazer reserva.

A já anunciada cachaçaria exibe-se num contorno da sala, abraçando todo/a aquele/a que chega. E agora que os dias continuam a receber o sol, fica o desafio à prova de qualquer caipi, a ginger é uma fresca e aromatizada aragem, mas confie, meta-se nas mãos de Adriana e deixe-se viajar.

O Babete gastrobar serve-vos das 12h até às 2:00, é por isso uma solução para almoços e jantares fora dos horários convencionais, coisa que por vezes é difícil de encontrar e fruir nas cozinhas de Lisboa. Fica então o desafio à fruição do florescer exótico, descontraído, envolvente e irreverente, ingredientes para o encantamento dos órgãos dos sentidos, de todos eles e outros.

Nas costas foi sussurrado “babetemente, obrigada”.

_
Babete Gastrobar
Calçada do Duque 57
www.facebook.com/BabeteGastrobar

Sem comentários:

Enviar um comentário